Professores do ICENP publicam coletâneas de livros.
Publicado: 25/06/2025 - 13:44
Última modificação: 25/06/2025 - 15:55
O ICENP tem a alegria de apresentar duas coletâneas, que convidam à reflexão e à experimentação no campo da Educação em Ciências:
A coletânea “Educação em Ciências no Contemporâneo: Desafios e Possibilidades”, organizada por Tiago Amaral Sales, docente do curso de Ciências Biológicas e Fernanda Monteiro Rigue, docente do curso de Química, publicada pela Editora Barlavento, consiste em um agrupado de doze capítulos de autorias diversas que se inserem na formação de professores e na pós-graduação – sobretudo em Educação e Ensino de Ciências – tanto enquanto docentes quanto discentes. A obra contempla publicações provenientes de diversos Estados brasileiros (Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) com escritas vinculadas a distintas instituições de ensino básico, tecnológico e superior. Eis a diversidade e multiplicidade do Brasil em tantos modos de movimentar a educação em ciências, ramificando-se, emaranhando-se. Assim, ao longo dos textos, percorrem-se desafios e potencialidades de uma educação em ciências engajada com o contemporâneo.
Na coletânea articulamos uma série de trabalhos que, além de levar a sério essa relação com as ciências, também trazem para a prática um engajamento ético e político com a educação, com as práticas de ensino, com metodologias, com materiais pedagógicos, com saberes ancestrais, com as problematizações de linhas duras, com a criação de linhas de fuga, com uma aprendizagem que se faz emaranhada pela vida.
A coletânea “Devir-com as ciências: experimentações na Educação” organizada por Fernanda Monteiro Rigue e Tiago Amaral Sales e, publicada pela Editora Barlavento, reúne escritos e movimentos de pensamento e vida que vibram e agenciam possíveis com as ciências. Experimentar! Tornar-se com o mundo. Devir-com: eis a potência desses fazeres escriturais, que apontam para a importância de metamorfosear-se em meio à vida com as ciências.
Os quatorze capítulos que compõem a presente coletânea foram idealizados de forma independente entre si. Em composições de autorias de diferentes regiões e instituições de ensino básico, tecnológico e superior brasileiras, percorremos os Estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Paraná, materializando uma multiplicidade de linhas que se encontram nesse emaranhado-livro em devir-com as ciências, a vida e a educação.
Nessa oportunidade, emergem como uma malha de fios que permitem ver e pensar com as ciências, a partir de distintos horizontes e possibilidades. Cada um deles aparece como um contágio que convida ao envolvimento, ao cuidado e ao ato de afetar-nos. São composições multifacetadas que emitem singularidades, modos de viver e pensar com as ciências, com a vida e com a educação. A coletânea acolhe devires que partem das diferentes habitações que envolvem as ciências em ramificações com saberes e fazeres distintos.
Abaixo os links com as coletâneas:
Coletânea Educação em Ciências: https://editorabarlavento.com.br/?pag=detalhes&id=142
Coletânea Devir-com: https://editorabarlavento.com.br/?pag=detalhes&id=141
