Laboratório de Ensino de Matemática
Publicado: 10/09/2018 - 21:02
Última modificação: 19/12/2022 - 09:48
O LEMat é o laboratório de Ensino do Curso de Graduação em Matemática do ICENP. É um espaço disponível para várias atividades e pode ser utilizado por alunos para estudos e realização de trabalhos individuais ou em grupos. Conta com uma técnica de laboratório disponível para auxiliar discentes e docentes.
Além de livros, tablets, jogos e DVDs, temos um ambiente organizado com amplas mesas, computadores, internet e climatização. E instrumentos apropriados para a confecção de artefatos didático-pedagógicos (jogos, tabelas, protótipos e outros).
O LEMat também é responsável pela organização de eventos internos e externos a UFU, dentre eles o Matematicando no Pátio, que já teve seis edições e acontece no Shopping Pátio Cidade no mês de maio em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, que tem como objetivo promover a popularização da matemática por meio de ações que estimulam o raciocínio lógico matemático: jogos, mágicas, oficinas, atividade física e outras.
Resolução Nº 01/2012 - Normas Específicas do LEMat (parte 1)
Resolução Nº 01/2012 - Normas Específicas do LEMat (parte 2)
Acervo
- Apresentação
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O Laboratório de Ensino de Matemática (LEMat) possui em seu acervo 108 materiais, que podem ser utilizados por professores nas aulas de Matemática. Ao longo do curso de graduação, os alunos trabalham com esses materiais de forma a compreenderem a importância da prática para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, projetos de extensão são realizados de forma que a comunidade externa conheça e manuseie esses instrumentos pedagógicos.
Na organização deste acervo, os materiais foram classificados em quatros tipos: jogos adquiridos, jogos confeccionados, jogos da cultura africana e materiais pedagógicos. Para facilitar o conhecimento e acesso aos materiais disponíveis no laboratório, foram organizados por tipo e identificados por códigos, como apresenta-se nos quadros, destacando sua foto, nome, objetivo e número de jogadores.
O trabalho de organização e divulgação desses materiais foi feito por meio do Programa de Bolsas de Graduação (PBG) pela discente Ana Laura Thezolin sob coordenação de Viviane de Andrade Vieira Almeida, no ano de 2022.
- Jogos adquiridos
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Os jogos aqui apresentados, foram adquiridos pela Universidade ou a partir de projetos desenvolvidos. Há jogos para serem utilizados do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com objetivos e conteúdos diferenciados.
Foto Código Jogo Objetivo Qtde. jogadores 001-0001 Roleta Matemática Introduzir os primeiros cálculos de probabilidade. 2 a 4 001-0002 Jogando com a Álgebra Ajudar o aluno a desenvolver habilidades para a compreensão e representação de grandezas e medidas representadas por uma variável.
Compreender as regras de operações com números positivos e negativos e as regras de operações algébricas.
2 participantes ou 2 duplas 001-0003 Ovo mágico Utilizar todas as formas resultantes das subdivisões da oval, não emitindo nenhuma peça. 1 001-0004 Trigominó Levar os estudantes a fixarem os valores do seno, cosseno e tangente dos arcos notáveis na primeira determinação positiva do ciclo trigonométrico de maneira ludica. 2 a 8 001-0005 Dixit Encontrar a carta do narrador por entre as imagens expostas. 3 a 6 001-0006 Resta 1 Trabalhar o raciocínio lógico. 1 001-0007 Teorema de Pitágoras 1 com base Verificar o teorema de Pitágoras, por composição de quadrados. 1 001-0008 Teorema de Pitágoras 2 com base Descobrir o conceito matemático subjacente ao quebra-cabeça e a formulação de uma generalização muito interessante do Teorema de Pitágoras. 1 001-0009 NIM circular Retirar a última peça do tabuleiro. 2 001-0010 Tábua de Geoplano Trabalhar a construção e classificação de polígonos, conceito de ângulos (medição), área e perímetro (relação), transformações geométricas (simetria, translação, rotação, semelhança), sistema de coordenada cartesiana no plano. 1 001-0011 Carrossel de cores Colocar as 7 peças, no tabuleiro, de modo que os lados correspondentes tenham a mesma cor. 1 001-0012 Torre de Hanói Trabalhar com regularidades matemáticas, análise de possibilidades dos movimentos dos discos maiores e menores, generalizações.
Despertar o interesse pelo desafio lógico.
1 001-0013 Tangram Trabalhar a orientação espacial e raciocínio, desenvolver a criatividade, noções de área, perímetro, simetria, proporcionalidade, equivalência, pois todas as peças mantêm entre si uma relação proporcional. 1 001-0014 Disco de frações Construir a ideia de fração e números fracionários.
Permitir a comparação de frações, a diferenciação entre número inteiro, número misto e número fracionário.
Individual ou em grupo 001-0015 Blocos lógicos Trabalhar a noção de cor, tamanho, forma e espessura, e especialmente o raciocínio lógico. Individual ou em grupo 001-0016 Xadrez Impor o xeque-mate ao adversário ou o seu rendimento. 2 001-0017 Balança Explorar áreas psicomotoras, dando noções de cores, encaixe, tamanho, peso, formas egométricas, quantidade, números.
Trabalhar com equações e inequações de 1° grau através da ideia do equilíbrio.
1 001-0018 Dado desmontável Compor um dado, com as nove peças. 1 001-0019 Cubo da Matemática Ensinar de forma prática e divertida a solucionar a equação: 3³ + 4³ + 5³ = 6³. 1 001-0020 Mosaico Geométrico Possibilitar o desenvolvimento de conceitos de simetria, perímetro, área, frações e suas operações, partindo de habilidades de exploração e reconhecimento. 1 001-0021 Mandala trigonométrico Percorrer o ciclo-trigonométrico até preencher as duas linhas: a primeira das bolinhas coloridas e a segunda dos ícones vermelhos. 2 participantes ou 2 duplas 001-0022 Produto de polinômios Ajudar o aluno a desenvolver habilidades para a compreensão e representação de grandezas e medidas representadas por uma variável e, principalmente, trabalhar com produtos notáveis. 2 001-0023 Avançando com o resto Chegar em primeiro ao espaço com a palavra "Fim". 2 a 4 pessoas ou grupos 001-0024 Carro com blocos em madeira Estimular a imaginação, criatividade, coordenação motora e discriminação de cores e formas. Individual ou em grupo 001-0025 Cilindros no quadrado Estimular a criatividade, coordenação motora e discriminação de cores e formas. 1 001-0026 Bate pinos Desenvolver movimentos martelar, a coordenação motora, a atenção, a concentração e a distinção de cores e formas.
Auxiliar a percepção e controle da força muscular.
1 001-0027 Passa-passa caixa Desenvolver a coordenação motora, a atenção, a concentração, a distinção de formas e tamanhos e o raciocínio lógico. 1 001-0028 Barra de figuras geométricas com pinos Desenvolver a coordenação motora, a atenção, a concentração, a distinção de cores, formas e tamanhos e o raciocínio lógico. 1 - Jogos confeccionados
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Os jogos apresentados nesta aba foram confeccionados por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, pensando em sua aplicação na sala de aula. Temos 56 jogos distintos, que compreendem turmas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, trabalhando conteúdos matemáticos diversos.
Foto Código Jogo Objetivo Qtde. jogadores 002-0001 Caxeta Notável 1 Aprofundar o conhecimento de produtos notáveis, conteúdo que geralmente os alunos demonstram dificuldades em relacionar as formas de representação dos mesmos (algébrica e geométrica). 2 002-0002 Caxeta Notável 2 Aprofundar o conhecimento de produtos notáveis, que é um conteúdo onde muitos alunos têm dificuldade em relacionar as várias formas de representação. Muitas das vezes não relacionando as figuras geométricas que esses os representam. 2 002-0003 Corrida Algébrica Resolver expressões algébricas 2 a 4 002-0004 Formando Expressões Algébricas Descobrir a expressão algébrica escrita na ficha. 2 002-0005 Viagem Fracionária Chegar ao Rio de Janeiro (i) com o maior valor. 4 002-0006 Trimu Marcar mais pontos durante o desenvolvimento do jogo. 2 a 4 002-0007 Trilha de frações Trabalhar com situações problemas envolvendo frações.
Resolver exercícios de frações e números decimais.
2 a 5 002-0008 Mosaico de frações Marcar mais pontos durante o desenvolvimento do jogo. 2 a 4 002-0009 Mosaico Marcar mais pontos durante o desenvolvimento do jogo. 2 a 4 002-0010 Jogo de dados Trabalhar com conceitos de probabilidade. 2 002-0011 Fila de quatro Desenvolver a habilidade visual de figuras planas e espaciais. até 3 002-0012 Bingo Geométrico 1 Explorar propriedades relativas aos lados, ângulos e vértices de polígonos.
a partir de 3 002-0013 Bingo Geométrico 2 Desenvolver a habilidade visual de figuras planas e espaciais. até 3 002-0014 Bingo da Matemática Marcar todos os números de uma linha horizontal da cartela.
Identificar equações do primeiro grau.
Determinar o valor desconhecido.
Resolver expressões fracionárias.
Resolver expressões com as quatro operações fundamentais.
a partir de 3 002-0015 Uno Greco-Romano Ficar sem nenhuma carta nas mãos. 2 a 10 002-0016 Jogo da Velha 3D Formar uma linha com três argolas da mesma cor em qualquer uma das direções: horizontal, vertical ou diagonal. 2 002-0017 Potência prá cachorro Chegar ao cachorródramo. 2 a 4 002-0018 Carteando com as progressões: Aritmética e geométrica Trabalhar com conceitos de P.A e P.G. Até 4 002-0019 Kit dos monômios: Memória dos Monômios Conquistar o maior número de pares. 5 a 7 002-0020 Kit dos monômios: Baralho dos Monômios Conquistar o maior número de cartas azuis e ficar sem cartas vermelhas na mão. 5 a 7 002-0021 Jogo dos números racionais Fixar o conteúdo de frações. 2 ou 4
002-0022 Propriedades de poliedros Fixar as propriedades dos poliedros. 2 ou 3 002-0023 Jogo da memória assimilando horas Obter o maior número de pares. 2 002-0024 Math - Roleta Chegar a casa "Math - roleta" 3 002-0025 Contagem Construir a definição de contagem com base em algumas atividades. Individual ou em grupo 002-0026 Senet de frações Chegar ao fim retirando suas peças do tabuleiro. 3 002-0027 Ação e operação Desenvolver a ideia das quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão), à partir de situações problemas por meio do cotidiano dos alunos. Individual ou em grupo 002-0028 Matemática Romana Aproximar os alunos à numeração romana. 2 002-0029 Tábua Egípcia Realizar cálculos de multiplicação e divisão utilizando o método egípcio. Individual ou em grupo 002-0030 Jogo da memória Geométrico Fixar as propriedades das figuras geométricas. 2 002-0031 Batalha Matemática Exercitar a aplicação dos fatores fundamentais e o calculo de divisões, adições, subtrações, multiplicações e exponenciações simples.
Desenvolver habilidades de raciocínio.
Promover o trabalho em equipe.
1 mesário e 2 equipes (de até 3 participantes) 002-0032 Corrida dos números Estimular o raciocínio lógico dos estudantes a partir dos desafios matemáticos propostos pelo jogo. 2 a 3 002-0033 Trilha Matemática Trabalhar na sala de aula com as quatro operações, adição, subtração, multiplicação e divisão, desenvolvendo o raciocínio lógico dos alunos por meio dos problemas selecionados no jogo. 2 a 4 002-0034 Duelo matemático Aprofundar e relembrar o conhecimento dos alunos no conteúdo de trigonometria, geometria plana e equações do 1° e 2° grau. 2 ou 4 002-0035 Mat-memória Contextualizar ou revisar o conteúdo de funções. 2 a 4 002-0036 Caxeta de polígonos Formar três trincas ou formar duas trincas. a partir de 2 002-0037 Trilha do conhecimento Promover a integração dos alunos por meio do trabalho em grupo, visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem.
Despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem matemática através do jogo.
Desenvolver o raciocínio lógico a partir da resolução do mesmo.
3 a 5 002-0038 Mathland Percorrer a trilha desde a casa nomeada 'início' até a casa chamada 'chegada'. 2 a 6 002-0039 Domimonte Obter o maior número de cartas. 2 002-0040 Café com Leite Chegar primeiro na casa "fim". 2 a 5 002-0041 Tabuleiro Senet Retirar todas as peças do tabuleiro. 2 002-0042 Jogo da Joaninha Estimular atenção, raciocínio e coordenação motora. 2 002-0043 Mativinha Descobrir e/ou adivinhar quantas peças foram postas inicialmente no lado direito da caixa do jogador adversário. 3 002-0044 Jogo das 3 pistas Ditar as três pistas do cartão e descobrir o que as mesmas querem revelar. 3 002-0045 Banco Financeiro Contribuir no ensino e revisão dos conteúdos de matemática financeira, sendo eles, porcentagem, juros simples, acréscimo e desconto.
Utilizar estratégias de investimento, realizando cálculos de acréscimo e porcentagem para assim tornar-se o jogador mais rico.
2 a 4 002-0046 As dezenas inteiras e meia dezenas/ As dúzias inteiras e meia dúzia Desenvolver problemas de dezenas e dúzias.
Saber o que as quantidades representam: dúzia, meia dúzia, dezenas, meia dezena e unidades.
Identificar as conexões existentes entre os diversos elementos abordados.
Resolver problemas em diversos contextos, principalmente os relacionados ao cotidiano do aluno, utilizando as informações obtidas através do conteúdo
Individual ou em grupo 002-0047 Corrida da Matemática Retirar todas as peças do tabuleiro. 2 002-0048 Soma quinze Conseguir a soma quinze, utilizando três fichas. 2 002-0049 Tiras de propriedades Reconhecimento de propriedades geométricas simples de figuras relativas a: ângulos, lados de polígonos.
Desenvolvimento da linguagem geométrica relativa à geometria plana.
Observação e análise de figuras geométricas planas.
2 a 5 002-0050 Sequência máxima Obter a maior quantidade de cartas. 5 002-0051 Jogo da potência Fixar o conteúdo aplicado de Potenciação. 2 a 4 002-0052 Trilha do avatar Deslocar o avatar pela trilha respeitando os movimentos para dominar as quatro fases. 1 002-0053 Jogo da Memória da Fatoração Obter o maior número de pares. 2 002-0054 Dominó da Geometria Espacial Trabalhar a fixação do nome das principais figuras tridimensionais. 2 a 4 002-0055 Batalha da Matemática Trabalhar as operações matemáticas de forma lúdica e divertida. duplas 002-0056 Não pode parar Um jogador domina duas colunas. 2 duplas - Jogos africanos
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Os jogos africanos pertencentes ao LEMat foram adquiridos a partir de projetos desenvolvidos na universidade que compreendiam a temática étnico-racial. Os jogos podem ser utilizados na sala de aula para trabalhar conteúdos matemáticos, raciocínio lógico e estratégico, além de valorizar a cultura africana, relacionando os conteúdos matemáticos com os jogos.
Foto Código Jogo Objetivo Qtde. jogadores 003-0001 Fanorona Capturar todas as peças do adversário. 2 003-0002 Tsoro Yematatu Capturar as três peças em linha reta. 2 003-0003 Queah Capturar todas as peças do oponente. 2 003-0004 Mancala Tentar capturar o maior número possível de "sementes". 2 003-0005 Mancala gigante Colher o maior número de sementes possível. Vence o jogo aquele que colher mais sementes. 2 a 4 - Materiais pedagógicos
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Os materiais pedagógicos foram adquiridos a partir de projetos desenvolvidos na universidade, doações e confeccionados pelos estudantes. Há materiais para serem utilizados do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, com objetivos e conteúdos distintos.
Foto Código Jogo Objetivo Qtde. jogadores 004-0001 Sólidos para armar Trabalhar noços de área e volume.
Explorar e reconhecer características de sólidos geométricos.
Individual ou em grupo 004-0002 Painel de frações Trabalhar o sistema fracionário, associação das quantidades, valores e o reconhecimento das partes em um todo. 1 004-0003 Painel trigonométrico Trabalhar as relações trigonométricas. Individual ou em grupo 004-0004 Sequência de Frações Introduzir a criança no universo dos cálculos fracionários de maneira divertida, ajudando na visualização dos exercícios matemáticos. 1 004-0005 Usando a Calculadora Desenvolver habilidades para realizar cálculos utilizando a calculadora. 2 004-0006 Kit Áreas e Volume Calcular área, perímetro e volume.
Construir polígonos.
Individual ou em grupo 004-0007 Kit Álgebra Trabalhar o conceito de expressão algébrica ou literal, operações com termos algébricos, propriedade distributiva, produtos notáveis, fatoração. 2 a 8 004-0008 Frações Circulares Trabalhar os conceitos de frações. Individual ou em grupo 004-0009 Kit Geometria Plana Trabalhar os conceitos de Geometria Plana. Individual ou em grupo 004-0010 Brinquedo Pedagógico Coordenação Motora Grossa Kit Movimento com 64 peças Desenvolver a coordenação dinâmica global, orientação espaço-temporal, equilíbrio e psicomotricidade. Individual ou em grupo 004-0011 Ábaco Desenvolver a noção de classes e ordens, de auxilio na hora de efetuar as operações. 1 004-0012 Material dourado Auxiliar o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. Individual ou em grupo 004-0013 Prancha para gráficos Construir e analisar gráficos. Individual ou em grupo 004-0014 Ciclo trigonométrico Trabalhar as relações trigonométricas. Individual ou em grupo 004-0015 Sequência didática de logaritmo Aprofundar as relações entre conhecimento matemático, ensino, aprendizagem por meio de atividades práticas. 2 004-0016 Sólidos geométricos Introduzir ou fixar conceitos de geometria espacial. Individual ou em grupo 004-0017 Relações métricas nos triãngulos retângulos Compreender as relações métricas nos triângulos retângulos, nomes dos lados (catetos e hipotenusa).
Introduzir as relações trigonométricas e dedução de fórmulas, como o Teorema de Pitágoras.
Individual ou em grupo 004-0018 Caixa de fração Manipular as frações podendo compreender o significado das mesmas, auxilia no trabalho de frações, de quantidade tornando o ensino vivo, eficiente e agradável. Individual ou em grupo 004-0019 Tábua com réguas de frações Trabalhar o sistema fracionário e decimal, comparação, composição e noção de soma e tamanho. 1