Equipe
Docente

Fernanda Monteiro Rigue

Professor Adjunto - Nível I - Doutorado - Dedicação Exclusiva
por Anízio Faria
Publicado: 20/10/2021 - 16:41
Última modificação: 24/10/2024 - 15:04
Cargo: 
Professor Adjunto - Nível I
Situação Funcional: 
Em exercício
Titulação: 
Doutorado
Data de ingresso: 
01/10/2021 (3 anos, 1 mês, 8 dias)
Regime de Trabalho: 
Dedicação Exclusiva
Formação: 

Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação (Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar/RS) (2015). Durante a graduação atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) (2011-2014) e no Programa de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) (2014-2015), e esteve como voluntária no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) (2012-2014). Atualmente é Professora Adjunta (nível C 1) dos cursos de Química (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU/MG). Líder do grupo de pesquisa vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): habitAR: Grupo de estudos e pesquisas em educação, ciência e vida. É membro dos grupos UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes) (UFU) e multiTÃO: proliferando as artes subvertendo as ciências, a educação e as comunicações (UNICAMP). Atuou como Coordenadora voluntária no núcleo multidisciplinar na área de Química do Subprojeto Matemática/Química do Edital PIBID 23/2022 até 2024 (UFU/Pontal). Atualmente é Cocoordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life) da UFU - Campus Pontal. Atua no campo da Educação em Ciências/Química, em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão, com interesse nos seguintes temas: Formação docente, Historicidade da Educação-Ciências/Química, Metodologias de Ensino, dentro do prisma do Pós-estruturalismo e das Filosofias da Diferença.

Unidade Organizacional: