Critérios de avaliação
Publicado: 11/10/2018 - 16:22
Última modificação: 13/10/2021 - 11:33
Durante o desenvolvimento de cada componente curricular o discente vivenciará atividades didáticas diversificadas, tais como: aulas problematizadas ou debates, enfocando o conhecimento como um contínuo desenvolvimento do saber, estudos independentes que contemplam conteúdos específicos e pedagógicos e desenvolvimento de trabalhos em grupos ou individualmente, voltados para a compreensão, aplicação e produção de conhecimentos.
Visando enfrentar sistematicamente as usuais fragilidades entre a teoria e a prática, são realizada ações voltadas para o desenvolvimento do espírito crítico e a inserção dos discentes em atividades relacionadas à profissão, objeto de sua formação, desde o início do Curso. A participação efetiva nas atividades será considerada como parte da avaliação dos referidos componentes, sendo consolidada através dos questionamentos e discussões em aula, elaboração e apresentação de trabalhos, de seminários e relatórios pelo conjunto dos discentes, bem como do envolvimento destes nas atividades realizadas em cada componente curricular e no Curso como um todo.
O ato de avaliar será um processo contínuo e permanente com função diagnóstica, processual e classificatória e será feita de maneira a possibilitar a reflexão sobre o processo formativo. Para tanto, será recomendado que os instrumentos avaliativos de diagnósticos sejam utilizados de modo diversificado e aplicados ao longo do processo de ensino e aprendizagem e não apenas ao final de cada semestre letivo. Haverá, ainda, a possibilidade de realização de provas substitutivas.
O docente proporá, dentro de seu componente curricular, as formas ou instrumentos avaliativo diagnósticos quantitativos e qualitativos que julgar adequados às suas especificidades e peculiaridades de seu trabalho pedagógico, levando em consideração que a avaliação deverá ocorrer de tal forma que possibilite o desenvolvimento pleno do discente em suas múltiplas dimensões: cognitiva, política, ética, cultural e profissional.
No que concerne à avaliação da aprendizagem, serão atribuídos a cada componente curricular 100 pontos em números inteiros. Para ser aprovado o discente deverá alcançar o mínimo de 60 pontos na soma das notas de aproveitamento e o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência às aulas e outras atividades curriculares desenvolvidas.
São considerados procedimentos de avaliação no Curso, respeitando a especificidade de cada componente curricular, instrumentos tais como: provas escritas ou orais; relatórios de aulas práticas de laboratório; apresentação de seminários; elaboração e/ou desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e/ou extensão; defesa de trabalhos individuais ou em grupo; relatórios de visitas de estudos; monografias, entre outros.