Curso de Graduação em Física
Publicado: 04/07/2018 - 08:27
Última modificação: 13/10/2021 - 12:39
O Curso de Graduação em Física do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) foi criado a partir da Resolução 02/2006 do Conselho de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. As primeiras turmas tiveram seu ingresso, por meio de vestibular, em Abril de 2007, em regime presencial nos turnos integral e noturno, ofertando 40 vagas cada. A formação foi concebida de modo que o egresso obtivesse, simultaneamente, a habilitação nos graus Bacharelado e Licenciatura.
Em 2010 o Curso sofreu uma reformulação e passou a ofertar somente a modalidade de Graduação em Física-Licenciatura, noturno, com 40 vagas anuais e, em 2019, houve nova reformulação do PPC, e teve como base o PPC anterior, a legislação vigente sobre elaboração de novos PPC (como a Resolução 2/2015 do CNE), o Projeto Institucional da UFU, bem como a consulta a PPC de outros, sendo validada pelo Colegiado do Curso em maio de 2018.
O PPC foi reestruturado mantendo a organização curricular em componentes curriculares obrigatórios e optativos, com revisão dos componentes atuais e criação de novos, conforme consta no PPC disponível nesta página do Curso.
Atualmente, a entrada no curso é anual, com 40 vagas destinadas ao Curso de Licenciatura (PPC 2019), através da realização da prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - e opção de ingresso no curso por meio do SiSU - Sistema de Seleção Unificada.
Resguardado o princípio da flexibilização, a formação em licenciatura estará voltada para atuação na Educação Básica e outros espaços da educação formal, bem como para outros desafios colocados nos últimos anos, principalmente nos espaços não-formais da educação. Destacamos, também, a pertinência de que o físico educador (com formação inicial na licenciatura plena) venha a dedicar-se a outras tarefas, individualmente ou em equipe, que demandam elementos da formação específica dos outros perfis apontados para a profissão, consideradas as frentes de trabalho e atividades docentes.
O físico educador é visto como um profissional do ensino que, muitas vezes, carrega traços dos demais perfis delineados: pesquisador, tecnólogo e interdisciplinar. Isto porque as solicitações contemporâneas forçam os sujeitos envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem formal e não-formal a exercerem competências, habilidades e recursos próprios da investigação, das tecnologias tradicionais e inovadoras e, como já afirmamos, do enfrentamento de situações-problema que transcendem o escopo disciplinar da Física, ou de qualquer outro ramo específico do conhecimento disponível.
O conjunto de saberes, habilidades e competências gerais e específicas do físico educador, as habilidades e conhecimentos necessários às expectativas atuais e a capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura, são aspectos que devem estar articulados de modo a proporcionar uma boa formação ao egresso do Curso de Licenciatura em Física. Entre eles constam:
- compreensão e atuação sobre o processo de ensino e aprendizagem na escola básica e nas suas relações com o contexto no qual se inserem as instituições de ensino;
- adoção de estratégias de ensino diversificadas que explorem menos a memorização e promovam o desenvolvimento do raciocínio e de capacidades de entendimento e de produção textual;
- Outras.
O corpo discente é constituído de estudantes advindos de toda a região do Pontal do Triângulo Mineiro e de outras regiões do Estado de Minas Gerais, bem como de outros Estados (principalmente de São Paulo e Goiás). Tem-se verificado que a grande maioria destes estudantes é oriunda de egressos de escolas públicas.
Rua 20 - 1600 - Bairro Tupã
Ituiutaba - MG - CEP 38304-402